top of page

matéria leve 2024 | ​Grupo de formação e pesquisa em iluminação cénica

matéria leve é um projeto de formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky com o acompanhamento de Carolina Campos. O projeto é direcionado a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero, e é de acesso gratuito.

Baseado num espaço de aprendizagem coletiva que converge em três pilares fundamentais: pesquisa, experimentação e técnica, tem como objetivo principal partilhar um conjunto de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento profissional da disciplina, acompanhando es participantes na prática artística da iluminação cénica, incentivando a investigação e a colaboração. 

As sessões de formação decorrerão na zona de Lisboa e serão teórico-práticas. Es participantes serão escolhides via open-call num máximo de 4 pessoas. Estas deverão comprometer-se a participar no mínimo em 85% das sessões. Sendo um grupo pequeno e de participação gratuita, queremos reforçar a disponibilidade de cada participante.

O programa de estudos apresentado poderá sofrer alterações. Estas serão sempre notificadas aes participantes com a antecipação necessária.

Será realizada uma sessão de esclarecimentos via Zoom, dia 24 de março às 11h30 (hora Lisboa). Quem quiser participar nesta sessão, por favor enviar um email para info@materialeve.com. Será enviado um link a a todas as pessoas inscritas mais perto da data.

Vagas disponíveis: 4

O grupo será composto por 6 pessoas, sendo que 2 foram já pré-seleccionadas da atividade anterior que decorreu no âmbito do Alkantara 2023 - matéria leve / grupo de estudo.

 

EquipaCoordenação do projeto e pesquisa: Leticia SkryckyAcompanhamento e pesquisa: Carolina CamposProdução e gestão administrativa: Joana Cardoso

 

O que oferecemos:  - Formação gratuita em iluminação cénica- Espaço de trabalho para sessões teóricas e práticas- Residência técnica - Encontros com profissionais da área- Atividades práticas dentro do contexto real de trabalho- Criação de rede de apoio e contacto com o contexto laboral.

 

A quem se destina? 

Mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero interessadas na prática artística da iluminação e desenho cénico.

Nosso contexto de estudo e trabalho é também atravessado por questões sobre acessibilidade e ética do trabalho no campo das artes cénicas, tentando assim dar espaço a subjetividades que historicamente tiveram menos acesso à prática artística remunerada. matéria leve é um espaço aberto à pessoas BIPOC (Black, indigenous, people of color - pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), migrantes, e/ou em situações de exclusão social.  

Como te podes candidatar? 

  • Formulário disponível neste link.

  • CV 

  • Carta de motivação

 

Convocatória aberta: 

de 13 de março a 5 de abril 2024

 

Resultados da convocatória: 

10 de abril 2024

 

Período de trabalho: 

As sessões decorrerão entre 2 de maio a 6 de dezembro 2024 em diferentes períodos de trabalho não contínuos. Não há sessões nos meses de Agosto e Setembro.

 

Consultar o cronograma detalhado aqui.

 

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através email: info@materialeve.com

Apoios:

Alkantara - Associação Cultural; RE.AL; Graner - Centre de creació de dansa i arts vives,

Polo Cultural Gaivotas l Boavista

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page