[atividade terminada]
Um grupo de estudo interessado em desenho cénico como linguagem performativa assiste a peças apresentadas no Festival Alkantara, analisando as situações particulares de cada trabalho.
Partindo do princípio de que as peças cénicas são, antes de mais nada, uma situação de atenção, perguntaremos-nos sobre a arquitetura relacional que as acolhe possibilitando modos de ver e escutar singulares. Abordaremos essa dimensão de onde uma peça acontece como um território que nos convida a entrar.
Desde a perspetiva das linguagens usualmente utilizadas nas artes cénicas como iluminação, som, cenografia, etc., queremos colocar as seguintes questões: Que lugar esta obra cria? Que sentidos ela abre? Que olhar e que escuta esta peça propõe? Que relações encontramos? Que operações poderiam alimentá-las? A que estamos sendo convidades?
O Grupo de Estudo é composto por:
Admila Cardoso
Carolina CamposBeatriz SantosBee BarrosBobby BrimGabriela ValenzuelaJosefa Pereira
Leticia SkryckyMadalena Wallenstein de CastroMaura Grimaldi
Período de trabalho:
12 a 15 e 17 a 20 de novembro 2023
Lisboa, Portugal
Comments